Ovinocultura e consultoria

O principal motivo que leva o produtor a contratar os trabalhos de técnicos especializados na ovinocultura, geralmente, é alguma emergência ou depois de acumular resultados ruins durante muito tempo.

Essa realidade aumenta o desafio daqueles profissionais que tem como objetivo trabalhar exclusivamente com a produção de cordeiros. Ainda são raros os produtores que buscam consultoria especializada para acompanhamento do plantel e, mais ainda, na elaboração de projetos antes do início efetivo da criação.

Com este conteúdo quero te mostrar que a relação entre produtor e consultor precisa ter outra dinâmica para que a ovinocultura atinja patamares mais altos, tanto em produtividade quanto em representatividade nacional.

Por que contratar uma consultoria para a propriedade?

O primeiro passo é encarar a atividade como um empreendimento e, como todos negócio, precisa entregar retorno financeiro e ter um projeto que indique o caminho a ser seguido. Porém essa mudança de mentalidade é o principal desafio para o consultor porque a grande maioria dos produtores prefere seguir no esquema “deixa como está para ver como fica” do que investir em conhecimento e suporte técnico de qualidade para entender, de fato, se a ovinocultura é uma opção rentável à sua realidade.

Deixo aqui um desafio que é buscar em seus contatos ou até mesmo no google, relatos de sucesso na atividade que não estejam relacionados ao suporte de profissionais específicos da área. Casos onde o produtor conseguiu melhorar seus índices e encontrar o caminho do sucesso financeiro, são marcados por longos períodos de prejuízos que não são contabilizados pelo pecuarista e isso leva a conclusão errada de que o empreendimento entrega lucro porque os erros do passado criaram um cenário financeiro com alto grau de desafio a ser superado, ou seja, o produtor “engole” o prejuízo e passa a contabilizara os resultados a partir do ponto onde o sucesso foi alcançado.

A importância do longo prazo para a ovinocultura

A consultoria possibilita ao produtor analisar diferente cenários até encontrar aquele que se mostra rentável, porém é preciso lembrar que o “papel aceita tudo” e, portanto, amigo produtor, é importante estar atento ao projeto sugerido pelo técnico e indicar possíveis entraves quando for a hora de colocar o projeto para rodar. Ou seja, analisar o resultado final sem considerar o caminho a ser percorrido, pode te levar à prejuízos que não foram considerados nas análises.

Como exemplo, na prática, os cálculos e projeções mostram que no cenário descrito a ovinocultura se torna rentável financeiramente quando vender 50 cordeiros por mês e que para isso o produtor precisa ter, aproximadamente, 500 matrizes. Ótimo! O produtor avalia sua área disponível e já encara o projeto de peito aberto, porém nas entrelinhas existem os índices zootécnicos que são fatores determinantes para alcançar o resultado apresentado no papel e é aí que os desafios começam a surgir de maneira exponencial porque para atingir o resultado descrito acima a produção precisa ter prolificidade de 1,3 e ganho de peso médio dos cordeiros igual a 300 gramas/dia.

A situação descrita acima, infelizmente, já aconteceu e acontece inúmeras vezes pelo Brasil inteiro porque aquele produtor que tem pressa em iniciar e logo atingir os resultados exibidos no papel; acaba enfiando “os pés pelas mãos” ou coloca “o carro na frente dos bois”, como preferir.

Definir a viabilidade da ovinocultura é primordial para que ela se mantenha de forma saudável, estimulante para demais produtores e cresça aos olhos dos órgãos públicos que tem poder real sobre implementação de projetos que possam, de fato, contribuir aos demais produtores.

Sobre as oportunidades que são dadas aos técnicos, como dito anteriormente, é fato que a maioria delas acontece quando o acúmulo de erros deixa o produtor sem saber qual direção seguir. Isso é um enorme desafio porque o produtor já está descrente da atividade e com baixo interesse em realizar investimentos, deixando assim, para o consultor, a missão quase impossível de guiar a atividade pelo caminho correto.

Os prejuízos de NÃO ter assistência especializada

O que precisa ser levado em consideração é que a cada ano que passa, o lucro no agronegócio é mais desafiador e aqueles produtores que não se profissionalizam e encaram a atividade com seriedade, são removidos “naturalmente” da atividade. Ou seja, o perfil de quem busca ajuda só em momentos de queda vai gradativamente deixando de existir porque não terá condições de se manter na atividade. Já aqueles onde o agro é negócio, as oportunidades se tornam melhores porque, além do trabalho sério a ser aplicado, servem como exemplo para os demais de que a soma entre produtor e consultor é a chave para o sucesso.

Dito isso, é possível concluir que as oportunidades para a consultoria na ovinocultura tendem a melhorar na mesma velocidade em que a mentalidade dos produtores também evolui. E isso precisa acontecer de dentro da porteira pra fora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Leave a Comment

Inscreva-se na Newsletter!

Menu

© 2022 OvinoPro. Todos os direitos reservados.