Sabia que é possível compreender seu rebanho, como se ele estivesse falando com você? Pode acreditar e eu vou te mostrar como as informações coletadas do plantel são a chave para o sucesso na ovinocultura.

No conteúdo passado abordamos os principais pontos relacionados à seleção das matrizes por produtividade e nele informamos que seria possível verificar como é possível realizar essa seleção de maneira simples e eficiente.

Para alinharmos o raciocínio, trago o esquema abaixo que abordamos no conteúdo anterior (https://www.ovinopro.com.br/selecao-de-matrizes-2/).


FIGURA 1: PIRÂMIDE DA SELEÇÃO EFICIENTE DOS ANIMAIS

Como exemplo vamos trabalhar com as informações coletadas a partir da ficha de nascimento.

Ao olhar as informações desta maneira, elas podem parecer apenas um grupo de dados soltos que fazem pouco sentido de serem coletados porque geram pouco ou nenhum valor para o projeto. Isso é muito mais comum do que imaginamos e é o principal motivo pelo qual a coleta de dados é tão repelida pela maioria das propriedades rurais que desempenham a ovinocultura.

O manejo de coleta de dados permite realizar interpretações fidedignas à realidade do plantel e elas sempre apontam o principal desafio e, com a análise correta, indicam a direção a ser seguida. No caso desta ficha de nascimento, vou listar o que é possível de interpretar e te provar que gerenciar seu plantel de forma eficiente e usando a seleção dos animais mais produtivos, é mais simples do que imagina.

SELEÇÃO DE MATRIZES NA PRÁTICA

INFORMAÇÃO: DATA DO PARTO / NASCIMENTO

INTERPRETAÇÕES: 

– Intervalo Entre Partos (I.E.P.): o acúmulo das informações históricas permite avaliar de quanto em quanto tempo a matriz tem registro de parição. Isso está diretamente ligado ao tempo do ciclo de produção da matriz que, por sua vez, influencia no custo de manutenção dela e no custo de produção do cordeiro(a).

DICA DO PROFISSIONAL: Quando o I.E.P. está acima da meta estabelecida, é recomendado analisar a condição nutricional do plantel durante o ciclo de produção e certificar, através da análise de escore de condição corporal (E.C.C.), se as exigências nutricionais foram atendidas, ou não. Depois disso, avaliar a relação macho:fêmea no período de reprodução e também o manejo em que o reprodutor é exposto.

INFORMAÇÃO: Nº DA OVELHA E TIPO DE PARTO

INTERPRETAÇÕES:

– Frequência de Partos Múltiplos: é a possiblidade de avaliar o resultado das ações voltadas para este objetivo, onde a resposta é direta. 

DICA DO PROFISSIONAL: Saber a porcentagem na ocorrência de partos múltiplos dentro do seu plantel possibilita trabalhar com mais uma meta produtiva dentro do seu projeto e que também pode ser avaliada na hora de selecionar as melhores matrizes. Além disso pode usar a informação de tipo de parto para analisar o peso ao nascimento, onde partos múltiplos tendem a aumentar o desafio da matriz em parir cordeiros mais pesados.

INFORMAÇÃO: PESO AO NASCIMENTO

INTERPRETAÇÕES:

– Taxa de sobrevivência: o peso ao nascimento está diretamente relacionado a taxa de sobrevivência dos cordeiros, principalmente nos primeiros 30 dias de vida.

– Ganho de Peso e Peso Vivo: o desafio para este cordeiro atingir as metas de ganho de peso e peso vivo são maiores e isso colabora para a não padronização do lote, o que não é nada interessante quando se trata de venda de cordeiros.

DICA DO PROFISSIONAL: Para garantir bons índices de peso ao nascimento, é importante garantir boas condições nutricionais às matrizes gestantes, principalmente nos últimos 50 dias de gestação que é caracterizado como período de pré-parto. É a partir deste momento que o cordeiro vai aumentar 70% do seu peso vivo ao nascimento, ou seja, a exigência nutricional da matriz aumenta consideravelmente quando comparamos com a fase anterior, que era a de início de gestação que se mantém quase como uma nutrição de mantença. Portanto, acompanhe seu lote de pré-parto, registre as informações e depois compare com os resultados obtidos de peso ao nascimento e confirme a correlação entre eles.

Te falei que é muita informação importante que tem “por trás” de todas as anotações que são feita a campo, agora concorda?

Fazer estas análises demanda tempo e conhecimento na área para garantir que conclusões erradas sejam evitadas o máximo possível. Procurar por profissionais é uma ótima opção, porém nem todos tem acesso facilitado a este tipo de serviço e, sabendo disso, te damos a oportunidade de selecionar seu animais por produtividade e criamos o Ovelha Nota 100.

O Ovelha Nota 100 te entrega os animais ranqueados por notas que variam de 0 até 100 pontos e quem define o peso de cada critério é você! Nos envie seus dados que te entregamos tudo pronto para analisar seu plantel de maneira profissional, eficiente e segura.

Veja abaixo o que o Ovelha Nota 100 faz com aquelas informações da ficha de parição:

ANÁLISE GERAL DO SEU PLANTEL

ANÁLISE INDIVIDUAL DAS SUAS MATRIZES, POR NOTA!

Esta planilha vai te levar a outro patamar de produtividade e fortalecer o pilar mais importante da ovinocultura, que é você, ovinocultor!

Venha evoluir seu plantel, acesse: https://ovinopro.ac-page.com/nota-100form-google-ads

Posts relacionados

Leave a Comment

Inscreva-se na Newsletter!

Menu

© 2022 OvinoPro. Todos os direitos reservados.