produção de ovinos em 2023

Mais um ano se inicia e sempre temos o sentimento de que é uma oportunidade para iniciar novos projetos ou aprimorar aqueles que já estão em execução. Qual foi sua promessa para 2023? Se foi obter resultados positivos na produção de ovinos, aqui neste conteúdo abordamos dicas importantes para profissionalizar a ovinocultura de maneira direta e objetiva.

Essa organização da produção de ovelhas passa pelo produtores que precisam, em sua maioria, mudar a mentalidade e encarar a atividade como um negócio que tem a demanda de gerar lucro. Porém a falta de instrução acaba por impor barreiras no caminho da profissionalização da atividade.

GESTÃO DE DADOS DO PROJETO

Como primeira dica para “virar a chave” na ovinocultura vem a inserção da gestão de dados na da propriedade porque é partir daí que será possível interpretar o desenvolvimento do projeto e executar ações que tragam benefícios reais.

É importante entender que a gestão de dados na produção de ovinos não precisa ser encarada como uma barreira, mas sim como um trampolim para elevar o patamar da sua ovinocultura. As ações que envolvem o acompanhamento dos dados são variadas e podem ser ajustadas para qualquer realidade. Mais importante que as ferramentas utilizadas na gestão de dados, é a conclusão do ciclo dessas análises, que é a coleta dos dados, depois a análise deles e por fim a execução da ação orientada pelos resultados encontrados nessa gestão dos dados.

Por isso, é importante começar por algum lugar e ter certeza de que aquilo gerou um resultado satisfatório. Não repetir o erro de alguns projetos que querem começar com alto nível de gestão e acabam falhando por desestímulo da equipe por falta de resultados satisfatórios ou até a ausência de resultados porque não conseguiram executar todas as atividades demandadas.

Na prática, o que quero dizer é que escolha alguma variável para acompanhar e a entenda por completo. Isso pode ser feito através da identificação do maiores desafios que existem atualmente na sua ovinocultura e atacá-los primeiro. Suponha que sua realidade seja de alto índice de verminose nas matrizes e essa seja sua maior dor; a partir daí você já direciona sua gestão para este ponto e começa a coletar informações que podem te orientar quanto à realidade de algumas questões, como a eficiência do vermífugo, animais resistentes e condição nutricional.

Leia o caso do sucesso do Sítio Lilac para entender como a gestão focada em dados traz ótimos resultados.

Lembre-se, é importante que todo o ciclo da gestão seja feito por completo!

DEFINIR OS OBJETIVOS DA PRODUÇÃO DE OVINOS

Depois de determinar onde a gestão de dados será implementada é preciso definir os objetivos e usá-lo como guia e justificativa para o acompanhamento de perto. Sem isso, a gestão de dados que foi citada acima perde credibilidade entre os envolvidos porque vai cometer o erro de acumular informações e não executar ações de acordo com os resultados obtidos (sem falar nos cenários onde nem o resultado final consegue obter).

A identificação de uma meta serve como um guia no caminho da ovinocultura, te mostrando quais passos e direções foram as corretas. O objetivos podem e devem ser definidos usando a estratégia de ter aqueles que são de curto, médio ou longo prazo porque facilita a adaptação da equipe e traz estímulos mais frequentes; além de te dar mais segurança no andamento do projeto.

Para te ajudar ainda mais, colocamos dentro de uma tabela, alguns objetivos práticos e identificados por categoria.

CURTO PRAZOMÉDIO PRAZOLONGO PRAZO
AUMENTO NO G,P.D.*MELHORA NO E.C.C.**FERTILIDADE
MORTALIDADEDIMINUIR VERMIFUGAÇÃOPROLIFICIDADE
CONSUMO DE DIETAPADRONIZAR MANEJOSSELEÇÃO ANIMAIS
* G.P.D. = GANHO DE PESO DIÁRIO **E.C.C. = ESCORE DE CONDIÇÃO CORPORAL

Com estas definições, as conquistas de curto prazo conseguem engajar a equipe e fazer com que os objetivos de médio e longo prazo sejam alcançados como consequência dos resultados positivos.

ORGANIZAR O REBANHO

Depois de definir os objetivos é preciso colocar as ações de gestão em prática, que com o acúmulo de informações permitem que o ovinocultor consiga selecionar os animais que tem um desempenho produtivo melhor que os outros, ou seja, se adaptaram ao sistema de produção de ovinos e entregam resultados dentro do esperado no projeto.

Para tornar isso realidade, é preciso analisar os animais com frequência e ter as informações acumuladas de maneira que se tenha confiança nos resultados obtidos. Ao fazer o acompanhamento do rebanho pelo método de amostras dentro do lote o produtor demora mais tempo para ter o melhor rebanho, quando comparado com aquele que consegue acompanhar individualmente os animais.

O investimento em brincos tem alto custo benefício porque ao retirar os animais improdutivos do plantel, o custo já vai diminuir consideravelmente. Sem contar nas avaliações dentro das fases do ciclo de produção, como por exemplo seguir acompanhando o desempenho dos cordeiros e ajustar a dieta para que o G.P.D. se mantenha e/ou aumente.

Outro ponto é que essa identificação do rebanho traz respostas que só são encontradas com o acúmulo das informações e fazem muita diferença no resultado do projeto. Os ajustes se tornam mais rápidos e eficientes, você vai poder “conversar” e entender cada animal da propriedade podendo agir de maneira profissional e segura para explorar o máximo potencial produtivo de cada um deles.

ESTIME O CRESCIMENTO DO REBANHO

Com o acompanhamento individual dos animais, o conhecimento real do desempenho de cada um deles e como isso influencia no desenvolvimento de todo o projeto é possível determinar como será a evolução do plantel, ou seja, estimar o crescimento de cada categoria e quando cada evento acontece, juntamente com a demanda deles.

Entender essa evolução permite o produtor estar um passo a frente dos acontecimentos e isso faz significativa diferença na gestão e evita surpresas indesejáveis. Um exemplo disso é estimar o nascimento de cordeiros a partir do número de matrizes expostas a monta porque esta informação vai mostrar a demanda nutricional do plantel e também a necessidade em estrutura para suportar o aumento do número de animais.

Outro ponto é ter estimada a produção de cordeiros e para quando estarão disponíveis à venda, facilitando negociações e garantindo melhores preços. Orienta também quanto a reposição de matrizes e também no descarte dos animais menos eficientes.

ACOMPANHE OS ÍNDICES DA PRODUÇÃO DE OVINOS

Ao implementar a gestão, definir os objetivos, avaliar os animais e estimar o crescimento do plantel, é preciso acompanhar estas variáveis e manter o projeto sob controle, trazendo mais segurança e evitando que desvios de rotas sejam influenciados por acontecimentos momentâneos.

E dentro do ciclo da gestão, este acompanhamento é o que vai garantir a continuidade do trabalho bem feito e fortalecer a mentalidade de que é possível conversar com o rebanho através dos resultados alcançados á campo.

Ao realizar essa cruzamento das informações o ovinocultor consegue direcionar as ações de maneira que o bico do avião continue apontando pra cima ou pra frente, nunca pra baixo!

Tome as rédeas da sua ovinocultura e interprete o que ela te entrega, torne-se cada vez mais profissional e eficiente, transformando sua atividade em segura e rentável.

Sempre é necessário ter conhecimento daquilo que tem sido feito e mais importante ainda, é executar ações para avaliar os resultados. Não deixe a ovinocultura cair no automático e despencar os resultados.

Literalmente, as ferramentas estão na palma da sua mão e depende só de você!

Ótimo ano produtivo e conte sempre com o OvinoPro para te acompanhar nesta evolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Leave a Comment

Inscreva-se na Newsletter!

Menu

© 2022 OvinoPro. Todos os direitos reservados.